A origem da Gan Israel

boy-quemsomosO Rebe de Lubavitch fundou as colônias Gan Israel como uma rede internacional de colônias de férias com programas de acampamentos e Day Camps. Nossa missão é proporcionar férias judaicas às crianças em contrapartida ao conceito de “tirar férias do judaísmo”. Com uma programação divertida e diversificada, através de esportes, artes, canções, recreações e passeios, os conceitos judaicos são vivenciados em um ambiente caloroso e divertido, fortalecendo a identidade judaica e inspirando os participantes. O conceito de Ahavat Israel — amor ao próximo — é vivenciado na prática na rotina diária, assim como os demais valores judaicos essenciais.

O nome Gan Israel

O nome GAN ISRAEL foi escolhido pelo Rebe, que explicou que GAN (“jardim”, em hebraico, com o valor numérico de 53) são as 53 porções da Torá, lembrando que cada judeu possui uma letra na Torá, e ISRAEL, em homenagem ao Rabi Israel Baal Shem Tov, cujos ensinamentos da Chassidut serviram de inspiração para as colônias.

A colônia das meninas ganhou o nome de PARDES CHANA em honra à Rebetsin Chana, mãe do Rebe de Lubavitch.

O Rebe demonstrou especial interesse pelas atividades da Gan Israel. Ele enviava cartas, gostava de saber
sobre os detalhes práticos e mandava mensagens às crianças. Apesar de não ter o costume de percorrer as milhares de outras instituições educacionais, fez questão de visitar três vezes uma unidade da Gan Israel nos EUA.

Gan Israel no Brasil

mapa-quemsomosNo ano de 1953, o emissário do Rebe, R. H. Chitrik, participou da organização de uma colônia campestre em poços de Caldas. Em 1956, o Rebe lhe enviou a seguinte mensagem:
“Vale a pena dar uma atenção especial, tentativas e esforços enormes no que concerne às colônias de férias, pois, conforme nos EUA, Israel e Canadá, quando são bem organizadas e depois são bem aproveitadas, as colônias podem trazer um imenso tesouro, aproximando um grande número de jovens e, através deles, pais e famílias…”
Na década de 60, os Rabinos Jacob Begun e Tsvi Arieh Begun, diretores das Instituições Tiferet e Lubavitch, organizaram diversos acampamentos Lubavitch no Rio de Janeiro e em S. Paulo. Em 1980, o Rebe se interessou pessoalmente pelo reinício das colônias Gan Israel no Brasil com o R. Y. David Weitman, que assumiu a responsabilidade de recomeçar as colônias de férias Chabad à partir de dezembro de 1980.

Em repetidas ocasiões, o Rebe demonstrou interesse pelas colônias no Brasil e frisou a importância dessas atividades. No início foram realizados acampamentos em diversos sítios alugados e adaptados, nos mais variados locais. As primeiras equipes de monitores foram formadas por jovens que haviam participado dos seminários Levi Yitschac. Eles receberam cursos preparatórios de dinâmica de grupo, segurança e primeiros socorros.

As atividades foram crescendo em quantidade e qualidade. Ao longo dos anos, novas ideias foram implementadas, monitores do exterior vieram participar de nossas programações e trazer inovações, e crianças de diversas escolas, cidades e estados se juntaram à Gan Israel.

Em 1993, após vagar por tantos recantos, uma sede em Campos de Jordão foi colocada à disposição por um generoso benfeitor, nascendo então a Kiriat Gan Israel I. Em 2001, devido ao crescimento das atividades, as colônias ganharam a sede campestre em Nazaré Paulista, Kiriat Gan Israel II.

A sede Kiryat Gan Israel

Atualmente, a Kiriat Gan Israel de Nazaré Paulista conta com uma estrutura de primeira linha, com quadra
coberta poliesportiva, campo degrama, quadra de tênis, circuito de arborismo, mini-golf, piscinas, diversos playgrounds, pomar, quiosques, salão de jogos, quartos confortáveis, cozinha industrial, ampla sinagoga, brinquedoteca, teatro com som e luzes, uma imensa área verde e paisagem privilegiada. Um local ideal para férias divertidas, seguras e inesquecíveis.

Vários novos programas foram criados. Além dos acampamentos de verão, adicionou-se as colônias Day Camp de julho, o programa pré-escolar Mini Gan, as colônias para adolescentes Teen Camp , a Yeshivá Camp e diversas ações durante o ano. Muitos centros Chabad de diversas cidades inplementaram seus programas Day Camp, todavia no verão recebemos grupos de diversos estados do Brasil, além de grupos da Argentina, que querem conferir o sucesso das nossas atividades.

sede1 sede2 sede3 sede4 sede5

fotos-quemsomos